Pedra nos Rins e Tratamento Natural

Conforme você já deve ter compreendido lendo este site, Pedras nos Rins são acúmulos anormais de sais minerais que se cristalizam e tomam a forma de pedrinhas. Estas pedras se formam nos rins e, durante a passagem pelo ureteres, podem se alojar em qualquer parte do trato urinário e na bexiga. As pedras são essencialmente compostas de oxalato de cálcio, mas ácido úrico, cistina e outros componentes podem também estar presentes.
Muitos se perguntam se existe algum tratamento natural que efetivamente funcione para eliminar pedra nos rins.
A primeira informação que você deve compreender é a importância da água. Durante uma crise renal é proibido que a pessoa tome água, pois a ingestão de líquidos durante este período pode causar complicações no quadro e aumentar as dores. Antes ou após um período de crise (ou cólica) renal, deve-se sim ingerir muita água. O consumo regular de água é fundamental para manter o bom funcionamento dos rins. A água pode ajudar no tratamento e também a evitar a formação de novas pedras nos rins. Recomenda-se o consumo mínimo de 1 a 2 litros de água todos os dias.
Existem diversos chás diuréticos (cabelo de milho, tomateiro, chapéu de couro, folha de abacateiro, etc) que também podem ajudar, mas que sozinhos não conseguem resolver o problema.
Receitas caseiras como por exemplo abacaxi com coca-cola, água quente com suco de limão, suco de melancia com gengibre, laranjada com chá de alpiste, entre outras que passam de geração em geração, podem além de não funcionar, ainda agravar o problema.
O tratamento natural de pedra nos rins pode ser feito com o uso daquilo que realmente funciona e não vai causar danos ao seu organismo. Os únicos tratamentos naturais que mostram resultados em testes clínicos e laboratoriais são:
1 – Chá de Quebra pedra – Este chá não funciona exatamente como prega a crença popular, quebrando as pedras dos rins. O chá de quebra pedra não quebra e nem dissolve pedra nos rins, apenas ajuda a evitar que os cálculos se formem. Mas no caso da prevenção pode ser uma boa opção, comprovada clinica e cientificamente.
2 – Fitoterápico ROWATINEX – Não é recomendado para pedras com mais de 4-5mm. Mas no caso de pedras com tamanhos menores, pode ser uma boa opção de tratamento. Este produto fitoterápico estimula o fluxo urinário e lubrifica o trato urinário, auxiliando que a pedra seja expelida juntamente com a urina. Também possui ação comprovada clinica e cientificamente.
3 – Suplemento NQI – Apesar de não ser um produto específico para esta finalidade, este suplemento elaborado com uma combinação de fosfatos única, consegue diluir ou dissolver as pedras de forma imperceptível e indolor. No caso de pedras com mais de 6mm, pode ser uma boa opção, comprovada clínica e cientificamente. Este produto também é bastante utilizado na prevenção de cálculos renais por impedir a deposição e a cristalização de minerais no organismo.
IMPORTANTE: Cuidado com as receitas caseiras, não coloque sua saúde em risco.
O mais importante é que as pessoas sempre busquem informação, conheçam as opções de tratamento que podem ser utilizadas com segurança e juntamente com um profissional de sua confiança iniciem o quanto antes o seu tratamento.
O bom profissional de saúde que atende a pacientes litiásicos em sua prática clínica deve conhecer as diversas formas de tratamento e constantemente atualizar seus conceitos a fim de oferecer o melhor para cada caso em particular.
Após a eliminação do cálculo, é necessário insistir nas medidas preventivas para evitar ou minimizar recorrências.