Cólica Renal, Como Tratar

De imediato, a da cólica renal deve ser tratada com analgésicos, antiespasmódicos e anti-inflamatórios dados por via oral, intramuscular ou endovenosa conforme a gravidade do caso.

Uma bolsa de água quente pode ajudar a aliviar as , pois dilata os canais (tubulos) por onde se movimentam os cálculos renais.

Uma pessoa com cólica renal não deve em nenhuma hipótese ingerir algo gelado durante a crise.

O paciente pode ser tratado em casa, porém, caso o seu quadro seja mais grave ou a dor não ceda com medicação rotineira, uma internação hospitalar está indicada para aplicação de medicações mais potentes como os analgésicos opióides. Náuseas e vômitos deverão ser tratados concomitantemente.

IMPORTANTE: O problema de cálculos renais não deve ser tratado de qualquer forma ou com descaso, uma vez que representa um perigo real e imediato para os .

As são conhecidas por serem extremamente dolorosas. Contudo, este não é o único problema ocasionado pelos cálculos renais. Milhares de pessoas possuem e desconhecem o problema, pois muitas vezes os cálculos permanecem no organismo durante meses ou até mesmo anos sem causar nenhuma dor.

Mesmo assim, sem ocasionar nenhum transtorno aparente, estas pedras são capazes de causar grandes danos aos rins e até mesmo insuficiência renal. Muitos médicos orientam seus pacientes que aguardem até suas pedras serem expelidas naturalmente, geralmente recomendando apenas a ingestão de muita água.  Isto pode ser extremamente doloroso e perigoso, pois na passagem desde os rins até a bexiga, as pedras podem causar danos graves ao organismo.

Leia Também