Cálculo Coraliforme

O cálculo coraliforme tem esse nome porque apresenta a aparência de um coral. São os maiores cálculos e estão geralmente associados à infecção urinária por uma bactéria chamada Proteus. Esta bactéria aumenta o pH da urina e favorece a precipitação de sais, principalmente um, chamado de estruvita, composto por fosfato, amônia e magnésio.

Cálculo Coraliforme

Imagine um rim cortado ao meio como uma laranja. O aspecto normal é o da imagem abaixo. A pelve renal é onde toda produzida é drenada para alcançar o ureter.

Cálculo Renal - Kidney Store

O cálculo coraliforme se forma na pelve renal e assume sua forma, por isso o formato peculiar.

Calculo Renal Coraliforme

O é tão grande que é facilmente visualizado em uma simples radiografia de abdômen.

Radiografia

Pelo seu tamanho e forma, não consegue sair na urina e normalmente os convencionais também não funcionam, sendo necessário um procedimento cirúrgico para sua retirada.

Se não tratado a tempo, leva a infecções urinárias de repetição e cicatrizes nos , podendo causar insuficiência renal terminal.

Conforme definição do Hospital Sírio Libanês, Conceitua-se como coraliforme aquele cálculo renal ramificado, que se amolda aos contornos do sistema coletor e ocupa mais de uma porção do mesmo. Tem sido demonstrado que se um cálculo coraliforme não for tratado pode propiciar a destruição do rim acometido.

Leia Também