O que é proteinuria? A proteinuria na urina é sinonimo de albumina na urina. Sabe-se que a albumina é uma proteína produzida pelo fígado. Exame proteinúria 24 horas. Encontre aqui informações sobre os sintomas e o tratamento para proteinuria na urina.

Cálculo Renal - ONG

Cálculo Renal

 

 


ENCONTRE AQUI TODAS AS INFORMAÇÕES QUE VOCÊ PROCURA SOBRE CÁLCULOS RENAIS.

 

 

 

 

Cálculo Renal - Pedra nos Rins

PEDRA NO RIM

 


PROTEINÚRIA

proteinuria

Saiba o que significa proteinúria e o que indica uma urina espumosa.

Uma das funções básicas dos rins é excretar na urina as substâncias em excesso, tóxicas ou que não tenham função. Obviamente, as proteínas não se enquadram nesta definição e, portanto, não devem ser excretadas na urina. Na verdade, pequenas quantidades podem sair, algo em torno de 150mg por dia, que é considerado o valor limite da normalidade. A principal proteína circulante no sangue é a albumina e seus valores na urina não devem ultrapassar 30mg/dia.

Portanto, uma urina normal não pode ter mais de 150mg de proteínas, sendo que dessas, no máximo 30mg podem ser de albumina. As outras 120mg de proteínas são basicamente imunoglobulinas (anticorpos) e aminoácidos. A presença de valores acima destes normalmente indica mal funcionamento do rim.

 

O que é proteinúria?

A albumina é uma proteína do nosso plasma produzida pelo fígado, sendo o resultado do metabolismo dos alimentos protéicos (carne, ovos, leite, queijo).

A taxa normal de albumina no plasma é de 3,5 a 4,5g/dl. Ela é fundamental para conservar o estado nutricional e manter os líquidos circulando dentro dos vasos.

A excreção de albumina na urina (proteinúria) é uma importante alteração pela qual as doenças renais se manifestam.

Isso mostra a importância da conservação das proteínas do sangue pelo rim. Sem a albumina, a água que circula nos vasos se infiltra pelos tecidos formando o edema. O edema é uma complicação da queda da albumina perdida pelo rim doente.

Definições:

Proteinúria - Excreção urinária de proteínas (todas somadas) maior que 150 mg por dia.

Microalbuminúria - Excreção urinária de albumina entre 30 e 300 mg em 24h.

Um paciente pode ter microalbuminúria com ou sem proteinúria associada (120mg de proteínas e 60mg de albumina excretadas, por exemplo). Em geral, proteinúrias maiores que 300mg/dia são basicamente por albuminúria.

Todos os resultados anormais devem ser repetidos para confirmação, uma vez que proteinúrias isoladas podem ocorrer. Para ser considerada patológica, a proteinúria (e albuminuria) deve ser persistente.

A microalbuminúria não causa sintomas e é o primeiro sinal de doença renal em pacientes diabéticos. A sua presença é um sinal de lesão renal precoce e indica maior risco de desenvolver insuficiência renal crônica. TODO DIABÉTICO DEVE REALIZAR PESQUISA ROTINEIRA DE PROTEINÚRIA E MICROALBUMINÚRIA.


 

Imagem de Calculo Renal - Pedra nos Rins

 

Saiba mais ...

 

Gostou dos Artigos deste site? Foram úteis para você? Ajude a divulgar nosso site - CRORG.

 

 

 

 

 

Faça sua doação

 para a CRORG

Doação

 

A CRORG conta com o apoio de médicos, nutricionistas, biólogos, bioquímicos, terapeutas e profissionais da área de saúde comprometidos com o bem estar e o aumento da qualidade de vida da população brasileira.

Proteinúrias abaixo de 300 mg/dia costumam ser assintomáticas. A partir desse valor podemos encontrar uma urina com excesso de espuma. Quanto maior for a proteinúria, mais sintomática esta será. A partir de 3000 mg por dia, ocorre a síndrome nefrótica.

A síndrome nefrótica se caracteriza por uma urina muito espumosa, associado a inchaços (edemas) generalizados, baixos níveis de albumina no sangue e colesterol elevado. Os edemas ocorrem principalmente em pernas, face e abdomen, chamado de ascite. Todo doente com edema generalizado deve ser investigado para proteinúria e doença renal.

A síndrome ocorre por lesão do glomérulo que é um conjunto de capilares e células responsáveis pela filtração do sangue.

Abaixo, listamos algumas doenças que podem causar lesão glomerular, proteinúria e síndrome nefrótica.
 

Causas de proteinúria:

- Diabetes;
- Lúpus;
- Doenças primárias do glomérulo;
- Hepatite;
- Sífilis;
- SIDA (AIDS);
- Reação a anti-inflamatórios;
- Câncer;
- Eclâmpsia;
- Obesidade;
- Hipertensão arterial;
- Mieloma múltiplo.

proteinúria exame
Proteinúria e o exame de urina

Antigamente usava-se a coleta de urina de 24h para o diagnóstico da proteinúria. É um exame chato de ser feito e apresenta muitos erros de coleta. Hoje já se consegue avaliar a quantidade de proteínas em uma amostra simples de urina. Uma vez confirmada a proteinúria, se a causa não for óbvia, como em um paciente com diabetes de muitos anos, é muitas vezes necessário a realização de biópsia renal para se identificar a etiologia.

A proteinúria é tratada de 3 maneiras:

- Controle rigoroso da pressão arterial;
- Medicamentos que reduzem a perda de proteínas (inibidores da ECA, exemplo: enalapril; e antagonistas dos receptores da angiotensina 2, exemplo: Losartan);
- Tratamento da doença de base.

ATENÇÃO: Toda urina causa alguma espumação pelo turbilhonamento da água do vaso com o jato urinário. Alguns produtos químicos para limpeza podem produzir uma espuma maior. A proteinúria leva a uma espumação muito exuberante e que demora a desaparecer. Normalmente o paciente nota uma mudança do padrão na espuma habitual. Na dúvida deve-se fazer o exame de urina.


 

 

 

 

 

 

   Entendendo o sistema urinário.

   O que é calculo renal.

   Como saber se você realmente tem calculo renal.

   Causas da formação do calculo renal.

   Tratamentos para calculo renal.

   O que os médicos falam sobre calculo renal.

   Perguntas comuns sobre calculo renal.

 

http://calculo-renal-e-pedra-nos-rins.blogspot.com/2011/09/cateter-duplo-j-e-calculo-renal.html

 

 

 

 

 

Transdoreso

ASSOCIAÇÃO DOS PACIENTES DOADORES E TRANSPLANTADOS RENAIS DE SOROCABA

 

                                                                                                    Apóie Programas e Organizações Não Governamentais:

 

 

www.apedranosrins.com.br  www.artriteeartrose.com.br  www.calculorenal.org  www.calculosrenais.com.br  www.cloretodemagnesiopa.com.br  www.cogumelodosoloriginal.com.br  www.jornaldasaude.com.br  www.nqionline.com.br  www.saudecominteligencia.com.br  www.listahotel.net  www.hotelsp.info

 

Organização não-governamental social e informativa sobre Cálculo Renal

www.calculorenal.org | calculorenal@calculorenal.org 

 

Brasil

Cálculo Renal - CRORG - Organização não-governamental social e informativa - Desde 2002.

diHITT - Notícias

Esperamos que você tenha compreendido a importância do exame para verificar proteinuria na urina.