ENCONTRE AQUI TODAS AS INFORMAÇÕES QUE VOCÊ PROCURA SOBRE CÁLCULOS RENAIS.

 

 

 

 

Cálculo Renal - Pedra nos Rins

PEDRA NO RIM

 

Endoscopia Flexível com Holmium Laser

 

Atualmente, o tratamento mais moderno disponível para os casos de cálculo urinário que exigem intervenção é a cirurgia endoscópica com o uso do Holmium laser.

 

No procedimento, o médico, utilizando-se dos orifícios e trajetos naturais do corpo humano e com o uso de instrumentos de visualização flexíveis (óticas flexíveis) e fibras óticas, conduz o laser até o local em que se encontra o cálculo.

 

Assim que que o médico possuí uma visualização direta do alvo, utiliza o Holmium laser para pulverizar o cálculo urinário. Com o uso desta técnica, o cálculo se reduz a fragmentos de espessura inferior a 1mm e passa a ser facilmente expelido pela urina.

 

A cirurgia a laser é minimamente invasiva. Como a técnica permite uma visualização precisa, é possivel atingir apenas o cálculo, sem qualquer dano aos tecidos naturais vizinhos, o que ocorre em outros métodos. O tempo de internação é de apenas 24 horas e a taxa de sucesso da cirurgia é de quase 100%, sendo aplicada a todos os tipos de cálculos urinários de qualquer tamanho em qualquer localização do trato urinário.

 

Este ja é o procedimento mais utilizado nos Estados Unidos para tratamento do cálculo renal.

 

Algumas pessoas confundem este procedimento com a litotripsia.

 

É importante dizer que apesar de muito popular hoje em dia e normalmente recomendado pela grande maioria dos urologistas, a litotripsia (fragmentação por ondas de choque externa) vem tendo seu uso descontinuado principalmente em outros países da América do Norte e da Europa, devido a riscos do  desenvolvimento de diabets mellitus  16.8%   ou hipertensão arterial 36.4%, o que se deve ao efeito mecânico direto da onda de choque de fragmentação sobre o rim e o pâncreas (Journal of Urology, 2006; 175 (5) :  1742 – 7).

 

Outro problema da litotripsia é que ela também pode causar traumatismo renal e há um índice de falha considerável, devido a alta consistência de 50% dos cálculos e dos fragmentos do cálculo produzidos após o método serem bem maiores.

 

O maior problema da Endoscopia Flexível com Holmium Laser como tratamento para os cálculos renais no Brasil é a dificuldade em encontrar profissionais que já utilizem esta tecnologia e os valores altíssimos que são cobrados.

 

 


 

 

Imagem de Calculo Renal - Pedra nos Rins

 

Saiba mais ...

 

 

Gostou dos Artigos deste site? Foram úteis para você? Ajude a divulgar a CRORG.

 

Faça sua doação

 para a CRORG

Doação

 

A CRORG conta com o apoio de médicos, nutricionistas, biólogos, bioquímicos, terapeutas e profissionais da área de saúde comprometidos com o bem estar e o aumento da qualidade de vida da população brasileira.

 

 

 

 

 

 

   Entendendo o sistema urinário.

   O que é calculo renal.

   Como saber se você realmente tem calculo renal.

   Causas da formação do calculo renal.

   Tratamentos para calculo renal.

   O que os médicos falam sobre calculo renal.

   Perguntas comuns sobre calculo renal.

 

 

 

 

 

 

Transdoreso

ASSOCIAÇÃO DOS PACIENTES DOADORES E TRANSPLANTADOS RENAIS DE SOROCABA

 

                                                                                                    Apoie Programas e Organizações Não Governamentais:

 

 

www.apedranosrins.com.br  www.artriteeartrose.com.br  www.calculorenal.org  www.calculosrenais.com.br  www.cloretodemagnesiopa.com.br  www.cogumelodosoloriginal.com.br  www.jornaldasaude.com.br  www.nqionline.com.br  www.saudecominteligencia.com.br  www.listahotel.net  www.hotelsp.info

 

Site não-governamental, social e informativo sobre Cálculo Renal

www.calculorenal.org | calculorenal@calculorenal.org 

 

Cálculo Renal - www.calculorenal.org - 2002 - 2010

diHITT - Notícias