Cálculo Renal Causas

 

 

 

ENCONTRE AQUI TODAS AS INFORMAÇÕES QUE VOCÊ PROCURA SOBRE CÁLCULOS RENAIS.

 

 

 

 

Cálculo Renal - Pedra nos Rins

PEDRA NO RIM

Causas da formação de Cálculo Renal

Para a formação de cálculos renais (Litíase Renal) é importante salientar que geralmente existem como causas principais a herança genética associada aos hábitos de vida das pessoas. Certamente que outro fator muito pertinente a formação de cálculo renal é a baixa ingestão de líquidos, o que aumenta as chances das pessoas desenvolverem cálculos renais. Alguns defeitos metabólicos do próprio organismo como baixos níveis de citrato na urina e o aumento da eliminação de cálcio e de ácido úrico pelos rins também favorecem a formação dos cálculos renais. Além disto, sedentarismo e obesidade, doenças das glândulas tireóide e paratireóides como o hipertiroidismo e o hiperparatiroidismo, a osteoporose e algumas doenças intestinais também podem levar a formação de cálculo renal, assim como uso crônico de alguns medicamentos como o caso dos corticóides, diurético como a furosemida e do indinavir (anti-retroviral). Indivíduos que trabalham em exposição a altas temperaturas ou ao calor extremo, também tem maior risco de desenvolverem pedra nos rins, pela desidratação contínua a que são submetidos.

As últimas pesquisas realizadas sobre pedra nos rins confirmam de fato como os cálculos renais são formados. Diferentemente da crença popular e até de relatos médicos e científicos anteriores, constatou-se que pedras nos rins não são um resultado direto de sua dieta alimentar. Obviamente que a alimentação das pessoas influencia, porém, o real motivo da formação destas pedras é a ocorrência de uma disfunção metabólica que permite o acúmulo de minerais, os quais acabam se cristalizando e se juntando, formando os cálculos. Sabe-se também que esta disfunção metabólica pode ser ocasionada por anos de alimentação inadequada e principalmente por fatores hereditários.

 

A produção em excesso de alguns dos elementos formadores de cálculos na urina (exemplo: hipercalciúria – excesso de cálcio na urina) é ocasionada por uma disfunção metabólica do organismo, que leva à produção e eliminação de uma quantidade maior que o necessário de alguns desses elementos. Pode haver também, a falta de uma substância inibidora da formação de cálculos (exemplo: hipocitratúria – falta de citrato na urina). Finalmente, as pedras nos rins podem ser formadas quando existem certas doenças que impedem o fluxo natural de urina no aparelho urinário (obstrução urinária). Nestes casos, a urina fica acumulada em um setor do aparelho urinário, onde surgem condições físico-químicas para a precipitação e cristalização de partículas que dão origem aos cálculos renais. Mais ainda, pode haver infecção por certos tipos de bactérias que são formadoras de pedra nos rins.

Outras causas de formação de cálculo renal são gota e obstrução do trato urinário, mas estas causas não são muito comuns.

 

Imagem de Calculo Renal - Pedra nos Rins

 

Saiba mais ...

 

Gostou dos Artigos deste site? Foram úteis para você? Ajude a divulgar a CRORG.

 

Faça sua doação

 para a CRORG

Doação

 

A CRORG conta com o apoio de médicos, nutricionistas, biólogos, bioquímicos, terapeutas e profissionais da área de saúde comprometidos com o bem estar e o aumento da qualidade de vida da população brasileira.

 

 

 

 

 

 

 

   Entendendo o sistema urinário.

   O que é calculo renal.

   Como saber se você realmente tem calculo renal.

   Causas da formação do calculo renal.

   Tratamentos para calculo renal.

   O que os médicos falam sobre calculo renal.

   Perguntas comuns sobre calculo renal.

 

 

 

 

 

 

Transdoreso

ASSOCIAÇÃO DOS PACIENTES DOADORES E TRANSPLANTADOS RENAIS DE SOROCABA

 

                                                                                                    Apóie Programas e Organizações Não Governamentais:

 

 

NQI bula - NQI funciona  Cálculos Renais Pedra nos Rins NQI Cálculos Renais Saúde  Cogumelo do Sol  NQI Cálculo Renal  Pedra na Vesícula  NQI  Artrite e Artrose  Cálculo Biliar  NQI BULA  NQI funciona  ROWACHOL

 

Organização não-governamental social e informativa sobre Cálculo Renal

www.calculorenal.org | calculorenal@calculorenal.org 

 

Brasil

Cálculo Renal - CRORG - Organização não-governamental social e informativa - Desde 2002.

diHITT - Notícias

Cálculo Renal Causas