Cálculo Renal e tratamento com cateter DUPLO J

Cálculo Renal - ONG

Cálculo Renal

 

 


ENCONTRE AQUI TODAS AS INFORMAÇÕES QUE VOCÊ PROCURA SOBRE CÁLCULOS RENAIS.

 

 

 

 

Cálculo Renal - Pedra nos Rins

PEDRA NO RIM

 

Saiba mais sobre tratamentos de Cálculo Renal e o popular cateter DUPLO J

Em geral, o tratamento adotado pela maioria dos médicos é conservador, com a administração de antiinflamatórios e grande ingestão de líquidos para tentar "empurrar" a pedra para fora.

Segundo muitos destes urologistas (e alguns nefrologistas), cálculos menores que 5mm (0,5cm) saem espontaneamente e somente cálculos a partir deste tamanho devem ser tratados, normalmente com o uso da litotripsia (LECO).

Na opinião unânime de todos os especialistas que colaboram neste site, isto é um absurdo, pois sabendo-se as dores e os riscos de lesões que uma pedra a partir de 2mm pode provocar em uma pessoa, deve-se sim buscar tratamento para todas as pedras existentes e diagnosticadas.

Apenas o aumento da ingestão de líquidos não garante uma solução para o problema e ainda pode gerar traumas e sequelas ao sistema urinário.

Atualmente existem produtos muito eficientes como o rowatinex e o NQI, os quais deveriam ser utilizados nestes casos, além de outros medicamentos alopáticos que possivelmente poderiam ser prescritos por um especialista.

 

Também é um absurdo que mesmo sabendo dos riscos de desenvolvimento de diabetes mellitus e de hipertensão arterial que podem ser ocasionados pela litotripsia (LECO), a maioria dos urologistas segue indicando este tratamento de forma indiscriminada.

Um procedimento que vem se popularizando em outros países da América do Norte e da Europa, mostrando excelentes resultados na eliminação rápida e segura dos cálculos renais é a Endoscopia flexível com Holmium Laser. Infelizmente este tratamento ainda é pouco utilizado no Brasil devido aos altos custos e aos poucos médicos que possuem capacitação para uso desta moderna técnica.

No caso dos métodos convencionais de tratamento normalmente utilizados pela maioria dos médicos (Litotripsia, Ureterolitotripsia, Nefrolitotomia e cirurgias), adota-se o uso do cateter DUPLO J.


Após qualquer manipulação do ureter, este pode apresentar um grau de edema secundário a reação inflamatória, que por si só pode obstruir a passagem de urina e de restos de cálculos que ainda possam permanecer. Por isso, costuma-se inserir um cateter chamado de DUPLO J, ou rabo de porco (pig-tail em inglês), para garantir a permeabilidade da via manipulada.

 

cateter duplo j

O cateter apresenta as duas extremidades em forma parecida com a letra J, daí o seu nome. O Duplo J apresenta furos em seu trajeto que permitem o escoamento da urina.

cálculo renal cateter duplo j

Uma ponta fica dentro do rim e a outra dentro da bexiga. Portanto, mesmo que haja obstrução em algum ponto do ureter, independente da causa, o duplo J garante a permeabilidade da via urinária. Este cateter pode permanecer por várias semanas até que o urologista ache seguro retirá-lo.

cateter duplo j no sistema urinário

Após a colocação do duplo J pode haver dor lombar e abdominal, ardor ao urinar e sangramentos na urina durante alguns dias. Se houver febre, dor excruciante ou sangramento exuberante com coágulos, deve-se contatar o urologista para uma reavaliação.

A retirada do cateter é um procedimento simples e feito por via endoscópica com um cistoscópio. Entra-se pela uretra com esse endoscópio e puxa-se o cateter para fora. Se não houver complicações como aderências ou deslocamentos do duplo J, a retirada é um procedimento rápido, e algumas vezes até indolor.

 

Imagem de Calculo Renal - Pedra nos Rins

 

Saiba mais ...

 

Gostou dos Artigos deste site? Foram úteis para você? Ajude a divulgar a CRORG.

 

Faça sua doação

 para a CRORG

Doação

 

A CRORG conta com o apoio de médicos, nutricionistas, biólogos, bioquímicos, terapeutas e profissionais da área de saúde comprometidos com o bem estar e o aumento da qualidade de vida da população brasileira.

 

 

 

 

 

 

   Entendendo o sistema urinário.

   O que é calculo renal.

   Como saber se você realmente tem calculo renal.

   Causas da formação do calculo renal.

   Tratamentos para calculo renal.

   O que os médicos falam sobre calculo renal.

   Perguntas comuns sobre calculo renal.

 

http://calculo-renal-e-pedra-nos-rins.blogspot.com/2011/09/cateter-duplo-j-e-calculo-renal.html

 

 

 

 

 

Transdoreso

ASSOCIAÇÃO DOS PACIENTES DOADORES E TRANSPLANTADOS RENAIS DE SOROCABA

 

                                                                                                    Apóie Programas e Organizações Não Governamentais:

 

 

www.apedranosrins.com.br  www.artriteeartrose.com.br  www.calculorenal.org  www.calculosrenais.com.br  www.cloretodemagnesiopa.com.br  www.cogumelodosoloriginal.com.br  www.jornaldasaude.com.br  www.nqionline.com.br  www.saudecominteligencia.com.br  www.listahotel.net  www.hotelsp.info

 

Organização não-governamental social e informativa sobre Cálculo Renal

www.calculorenal.org | calculorenal@calculorenal.org 

 

Brasil

Cálculo Renal - CRORG - Organização não-governamental social e informativa - Desde 2002.

diHITT - Notícias

Cálculo Renal e Cateter Duplo J